Modalidades de Futebol Americano: Em qual você se encaixa?

modalidade-fa-1
fevereiro 16, 2019

 

Modalidades de Futebol Americano: Em qual você se encaixa?

O Caniballs, como uma escola de futebol americano, possui diversas modalidades onde todos podem se encaixar. Se quiser algo com mais contato, temos o time de full pad, se quiser algo um pouco mais leve, temos os treinos de flag. Não entendeu? Então confira mais detalhes abaixo:

Flag Football 5×5

O Flag foi criado nos EUA, com o intuito de jogar Futebol Americano (FA) com menos lesões e mais barato, mas foi crescendo e acabou se tornando um esporte a parte do futebol americano. O 5×5 consiste em cinco jogadores do ataque contra cinco da defesa. O objetivo é o mesmo do FA, fazer o touchdown (TD). Mas não tem tanto contato, o ataque tem passagem livre para fazer suas rotas e não pode bloquear quando algum parceiro de equipe recebe a bola. Já na defesa, o tackle é a retirada da flag, que são duas fitas fixas em um cinto, equipamento obrigatório para todos os atletas (assim como protetor bucal). Não existe nenhum tipo de chute, como punt e kickoff. Até o campo é menor, 70×25 jardas ,com quatro descidas (chances) para chegar no meio do campo e mais quatro para o TD. Não se diz que é totalmente sem contato porque também existem disputa de bola ou até mesmo trombadas, mas é a modalidade do Futebol Americano com menos contato.

Flag Football 8×8

Assim como o anterior, essa modalidade também utiliza a flag. Mas, nesse caso, existe muito mais contato. Aqui temos linha, tanto defensiva (DL) quanto ofensiva (OL), que são aqueles atletas maiores que ficam no meio do campo. E pode-se bloquear jogadores, ataque e defesa. A maior diferença do oito contra oito com o Futebol Americano é que não pode-se fazer o tackle corpo-a-corpo, e, sim, a retirada da flag. Porém temos o kickoff, punt, field goal e extra point, que são os chutes utilizados no FA. O campo é maior que o 5×5 e menor que o Full Pad, sendo 80×35 metros.

Full Pad

Essa modalidade é praticamente como é na NFL (Campeonato Nacional de Futebol Americano dos EUA). Existem algumas diferenças nas regras brasileiras, mas a base é a mesma. Onze jogadores contra onze, num campo de 120×53,5 jardas, todos com os equipamentos (helmet, shoulder e protetor bucal) e valendo tackle, a “derrubada”, propriamente dito.

modalidades futebol americano

No geral, o esporte tem crescido muito no Brasil. Pode-se ver uma quantidade grande de campeonatos espalhados pelo país, tanto estaduais como nacionais e de todas essas modalidades que citamos. Além disso, como falamos anteriormente, o Futebol Americano serve para todas as idades, gêneros e portes físicos, com certeza você vai se encaixar em uma delas que temos no Caniballs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WARNING: Please select a season ID...

Curta no Facebook