Wide Receiver – Saiba mais sobre a posição e curiosidades

março 6, 2019

 

Wide Receiver – Saiba mais sobre a posição e curiosidades

Wide Receiver (WR) não é simplesmente uma pessoa que corre e pega a bola, tem todo um esquema por trás da posição. O WR é um jogador ofensivo que tem o objetivo de recepcionar a bola lançada pelo Quaterback (confira aqui nosso texto sobre QBs) e avançar o máximo de jardas do campo possível, ou até mesmo fazer o touchdown.

Esse jogador (ou jogadora) tem que ser completo, ou seja, saber recepcionar a bola, desviar de tackles e correr. Essas são as habilidades físicas. Porém, o WR também deve saber exatamente como executar a rota desejada e como fazer com que não tenha nenhum defensor te marcando, ficando livre para receber o passe. Tudo isso é inteligência de jogo.

As rotas, que os atletas executam, são caminhos que chegam a um lugar específico do campo, de acordo com o playbook (livro de jogadas), anteriormente montado pelo técnico ofensivo (OC – offensive coach). Essas rotas são combinadas antes de iniciar a jogada, onde o QB mostra para seus jogadores o que eles devem fazer.

Wide Receivers são mais do que aqueles atletas que fazem catches (recepções) fantásticos e touchdowns, eles são jogadores inteligentes que sabem onde devem estar e quando, para que a jogada dê certo. Assim, não se preocupe em fazer grandes lances e recepções, um bom WR é aquele que ganha jardas, seja 1 ou 20 jardas.

Curiosidades: O Wide Receiver mais bem pago é Odell Beckham Jr., do New York Giants, com contrato valendo 95 milhões de dólares (R$ 395 milhões), e sua média salarial é de 19 milhões dólares (R$ 78 milhões). Considerado o melhor WR da história, Jerry Rice tem o recorde de recepções na carreira, totalizando 1.549 e fez 197 touchdowns. Ele jogou por 20 temporadas da NFL, ficou conhecido por jogar no San Francisco 49ers, mas também jogou no Oakland Raiders e Seattle Seahawks, se aposentando em 2004.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WARNING: Please select a season ID...

Curta no Facebook